Como (e porque) Não Ser Multitarefa

Olá, tudo bem?

Aqui é o Raphael… Como foi de carnaval? Tirei alguns dias de folga e para refletir sobre meus projetos…

Agora Tenho Uma pergunta: VOCÊ É MULTITAREFA E SE ORGULHA DISSO?

Não responda ainda… Leia esse pequeno texto e depois reflita sobre a pergunta e veja como é possível mudar algumas pequenas atitudes e reduzir as chances de sofrer com estresse e ansiedade.

Você pode descobrir isso na prática com meu Programa Viva 100% do Seu Sonho!

Multitarefa, nada mais é que fazer varias coisas ao mesmo tempo sem prestar atenção em nenhum delas. Sim, exatamente isso!

Vou te contar o que aconteceu comigo e o que eu aprendi com um pequeno erro sobre multitarefas.

Eu estava em uma reunião online com um cliente muito importante. Durante a reunião online eu decidi enviar um email para outro cliente e assim eu fiz.

Enviei o primeiro email enquanto a reunião acontecia e notei que esqueci de anexar um arquivo. Enviei então um segundo email com o anexo e em seguida um terceiro email explicando o envio do segundo.

Quando voltei a prestar atenção na reunião, notei que eu não havia prestado a minima atenção em nenhuma das perguntas que aquele meu cliente importante tinha me feito.

Eu juro, eu não fumo nada. Mas é como se eu tivesse fumado. Uma pesquisa mostrou que pessoas que de distraem enviando emails ou numa chamada telefônica tem uma redução de 10 pontos no QI. Qual a perda de apenas 10 pontos? É como uma noite mal dormida ou o equivalente à 20 vezes o efeito de fumar maconha.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é como um truque que achamos estar ganhando. Na realidade, é uma queda de até 40% na produtividade. Nós não deveríamos ser multitarefas. Nós trocamos de tarefas, rapidamente entre uma coisa ou outra, nos interrompendo de forma improdutiva, e perdendo tempo no processo.

Você pode pensar que não tem esse problema. Que você consegue fazer tudo perfeitamente e ter ótimos resultados.

Você pode estar errado. Pesquisas mostram que pessoas com grande fluxo de multitarefas perdem mais produtividade do que pessoas com fluxos leves de multitarefas. Em outras palavras, em contraste com tudo que acontece na sua vida, quanto mais você é multitarefa, pior você fica nisso. Praticamente, o trabalho fica contra você.

Eu decidi fazer um experimento. Durante 7 dias eu iria fazer apenas uma tarefa de cada vez.

Você pode descobrir isso na prática com meu Programa Viva 100% do Seu Sonho!

Notei uma drástica mudança na minha vida e no meu comportamento e durante aquele experimento eu aprendi 6 coisas incríveis:

#01 – Me senti muito mais satisfeito. Percebi isso de forma dramática quando estava com minha namorada. Desliguei o celular e me senti muito mais envolvido com ela e com o momento. Eu nunca tinha percebi o quanto verificar meu email me desprendia do momento e das pessoas à minha volta. Até mesmo percebi o vento nas folhas nas plantas do jardim aqui de casa.

#02 – Fiz progressos significativos em projetos desafiadores, o tipo daqueles – como escrever ou planejar uma estratégia – que precisam de pensamento e persistência. Do tipo que costumo me distrair. Fiquei com cada projeto quando ficou difícil e notei inúmeros avanços.

#03 – Meu stress reduziu drásticamente. Pesquisas mostram que multitarefas são ineficientes, isto é, estressantes. E percebi que poderia ser mesmo verdade. Eu fiquei aliviado ao fazer uma coisa de cada vez. Me senti liberto da tensão de manter muitas bolas no ar em cada momento. Isto é tranquilizador para terminar uma tarefa e partir para a próxima.

#04 – Eu perdi a paciência por coisas que não me faziam ter um melhor aproveitamento de tempo. Uma reunião de 1 hora, eu sentia que era interminavelmente longa. Uma simples conversa sem sentido era insultante. Não tive mais tolerância para tempo desperdiçado.

#05 – Eu fiquei tremendamente paciente com coisas que me faziam aproveitar melhor o meu tempo. Quando eu ouvia minha namorada, Camila. Eu não estava mais ansioso ou apressado. Quando eu pensava sobre a solução para um determinado problema, eu me sentia ali, focado. Não tinha mais nada competindo pela minha atenção. Então eu me contentei a fazer somente aquilo que eu tinha que fazer.

#06 – Não houve nenhuma desvantagem. Eu não perdi nada por não ser mais um multitarefa. Nenhum projeto ficou inacabado. Ninguém ficou frustrado comigo por eu não atender uma chamada ou não responder um email assim que eu o recebesse.

É por isso que é tão surpreendente que a multitarefa é tão difícil de resistir. Se isso não oferece nenhuma desvantagem, por que simplesmente não paramos de ser multitarefa?

Você pode descobrir isso na prática com meu Programa Viva 100% do Seu Sonho!

Eu acho que nossa mente se move consideravelmente mais rápido que o mundo exterior. Você pode ouvir muito mais palavras em um minuto do que alguém pode falar. Nós temos muito o que fazer, porque desperdiçar tempo? Então, enquanto estamos ao telefone com alguém, por que não marcamos uma viagem à Europa?

O que não percebemos, é que ja estamos usando o poder do nosso cérebro para pensar sobre o que estamos ouvindo, acessar nossa criatividade e ficar conectado ao que esta acontecendo ao nosso redor. Não é realmente um poder cerebral extra. Desviar essa atenção, pode ter consequências drásticas.

Então como podemos resistir à tentação?

Primeiro, o óbvio: a melhor maneira de evitar interrupções é evitá-las. Muitas vezes eu trabalho na madrugada quando não há nada para me distrair, desconecto meu computador da wi-fi e desligo meu telefone. No meu carro, eu deixo meu telefone no silencioso e longe de mim. Drástico? Talvez. Mas a maioria de nós não deve confiar em nós mesmos.

Em segundo lugar, o menos óbvio: use sua perda de paciência para sua vantagem. Crie prazos pouco realistas. Corte todas as reuniões pela metade. Dê a si mesmo um terço do tempo que você acha que precisa realizar alguma coisa.

Não há nada como um prazo para manter as coisas em movimento. E quando as coisas estão se movendo rapidamente, não podemos deixar de nos concentrar nelas. Quantas pessoas executam uma corrida enquanto enviam uma mensagem? Se você realmente tiver apenas 30 minutos para terminar uma apresentação que você pensou que levaria uma hora, você realmente vai atender a uma chamada interrompida?

Curiosamente, porque a multitarefa é tão estressante, uma tarefa única para cumprir um prazo apertado reduzirá o estresse. Em outras palavras, dar-se menos tempo para fazer as coisas pode torná-lo mais produtivo e relaxado.

Finalmente, é bom lembrar que não somos perfeitos. De vez em quando, pode ser bom permitir um pouco de multitarefa. Quando escrevi isso, a Camila, minha namorada, me chamou no whatsapp para conversar.

Então, aqui estamos, estou terminando este email no notebook e falando com a Camila no celular.

Às vezes, é simplesmente impossível resistir um pouco de multitarefa.

Você pode descobrir isso na prática com meu Programa Viva 100% do Seu Sonho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: