A Gestão Empresarial Eficaz Pelo Processo Evolutivo do Coaching

O gerenciamento eficiente nos negócios, apoiado e garantido pela metodologia do Coaching, tem sido uma excelente estratégia para conduzir as empresas a resultados competitivos. O processo de Coaching, aplicado às organizações tem promovido resultados comportamentais e gerenciais cada vez melhores.

Os estudos de relações humanas, nas organizações, desde suas primeiras experiências, realizadas por Elton Mayo em Howthorne, em 1927, até sua reestruturação, dando origem à teoria Comportamental, época atual, reúnem subsídios para afirmar que as organizações existem, pois há vida nelas, ou seja, são sistemas orgânicos, com pessoas, colaboradores.
Os colaboradores são indivíduos com comportamentos, competências, limitações, crenças, valores, identidades e propósitos únicos, que trazem, de maneira explícita ou não, suas culturas e subculturas, seus objetivos de vida, para dentro das organizações, e buscam, assim de forma direta ou não, a associação desses objetivos aos da organização.
Negócios existem, porque pessoas existem. Sendo assim, o processo de Coaching pode existir e ser desenvolvido, para que elas alcancem melhores resultados pessoais e profissionais. O Coaching promove mudanças profundas e auxilia os indivíduos por meio de técnicas e ferramentas a alcançarem seus objetivos desejados. Com a metodologia, colaboradores, individuais ou em grupos, podem alcançar o seu melhor a cada dia.O Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas áreas, como Psicologia, Sociologia, Antropologia, Medicina, Neurociência, Administração de Empresas, Economia, Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e outras. É um método que produz mudanças sustentáveis, que conduzem o indivíduo ou a equipe a uma visão clara do alto desempenho, do autoconhecimento, da superação de limitações, além de fazer com que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo.
Sendo o Coaching um processo contínuo de mudança e desenvolvimento humano, por meio da associação das ciências comportamentais e administrativas, é possível desenvolver essa cultura, dentro das organizações, utilizando um modelo conceitual do sistema de aprendizagem e de mudança humana: a escala de níveis neurológicos de aprendizado, desenvolvida por Robert Dilts, a partir dos estudos de Gregory Bateson.
O que se pretende é demonstrar que a metodologia de Coaching, que utiliza o processo de aprendizagem pelos níveis neurológicos, pode ser associada, ainda, a um sistema de administração altamente produtivo. É possível desenvolvê-lo analisando três pilares importantes que sustentam o equilíbrio das ações empresariais: o primeiro pilar é o da estrutura organizacional; o segundo, é o da gestão estratégica e o terceiro pilar, da gestão de pessoas. A intenção é demonstrar que esses três pilares, que equilibram a gerência de forma proveitosa, estão incrivelmente associados à pirâmide do processo evolutivo do Coaching. Construir e desenvolver um padrão de gerenciamento eficaz dentro das organizações é, também, desenvolver e implantar o processo de Coaching.
Poderiam ser listadas inúmeras variáveis críticas que evidenciariam a questão da competitividade entre as empresas, em um mercado de mudanças constantes. O importante é saber que o diferencial, que prevalecerá entre as organizações, está na gestão eficaz e no desenvolvimento do ser humano, pelo processo de Coaching.

Fonte:http://www.rbccoaching.com.br/blog/2016/07/06/gestao-empresarial-eficaz-pelo-processo-evolutivo-do-coaching/



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: