Descubra a Importância de um Mapa Para o Seu Negócio.

Para que se usa um mapa? Ele é a ferramenta onde estão algumas instruções para chegar no local que você quer, certo? Ali é onde você procura por uma rota, direções, um embasamento. Então, um mapa de negócios é onde estarão as definições de todas as diretrizes estratégicas de sua empresa. Nele, também, está contemplado o posicionamento do negócio dentro do mercado e qual o próximo nível que se quer chegar.

Como criar seu Mapa do Negócio

Quando você define qual o tipo de informação que seu mapa vai ter, a direção para seu negócio fica mais clara e mais simples. Agora, o empreendedor já consegue visualizar o que é o seu negócio e para que lado ele quer seguir. É possível, a partir desse momento, mostrar e vender muito mais fácil qual é a sua ideia para colaboradores e prospects.

Muitas empresas acabam quebrando nos seus primeiros 5 anos geralmente por não ter esse tipo de planejamento e liderança de ações. O dono de uma empresa é o vendedor do projeto, ele tem que conseguir vender para outros o seu sonho. A estratégia aqui é que se todos tiverem o mesmo direcionamento e ambição poderão trabalhar com muito mais eficiência em busca dos resultados desejados.

Diretrizes estratégicas

Não existe uma fórmula mágica ou prática para criar o seu próprio mapa. Isso é algo que envolve muito estudo, atenção, foco e desenvolvimento do empreendedor. A partir da sua liderança será possível dar direção aos seus colaboradores a partir das diretrizes estratégicas da empresa. São elas – a missão, visão e valores.

Esses não são conceitos que devem estar somente num quadro emoldurado na entrada de seu negócio. Na verdade, essas devem ser ações implementadas dentro da empresa para que haja harmonia no que se pensa sobre a marca. Essas diretrizes são o porquê de a empresa existir, o propósito do seu negócio e o que ela quer fazer num futuro próximo.

E um dos erros mais básicos dos empreendedores é não saber aonde quer que seu negócio chegue. Não existe motivo para ser muito poético e deve-se, na verdade, ser bem prático e realista sobre os resultados que podem ser obtidos em determinado período. Devem existir prazos, especificidades, um padrão de ações que todos esperam de uma empresa com tal objetivo.

Todos esses valores têm que estar implantados de forma correta, isso deve ser algo vivido dentro do dia a dia da empresa. Depois de decidir quais as diretrizes corretas e para onde se vai daqui em diante, o empreendedor deve decidir que foco que o negócio terá. Deve ter liderança para apontar aos colaboradores que é necessário construir uma marca, vender e entender a experiência do cliente para fechar um ciclo de satisfação. Existe uma cadeia de ações nisso que requer clareza sobre o posicionamento do negócio e foco no que ela realmente quer.

Para que serve Mapa do Negócio?

O dono do negócio precisa definir esse mapa para que ele tenha uma visão clara na hora de vender isso para os seus funcionários, afinal, ele não compra só o salário desses colaboradores e sim, o futuro que eles vão ter dentro da sua organização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: