O Marketing Eficaz.

É fato: sem marketing a empresa não sai do lugar. Ela precisa que saibam de sua existência, sua qualidade e o produto que oferece. E não basta só saber, o cliente precisa se encantar. Indo mais além, o cliente ideal é o que está plenamente satisfeito e indicando a empresa como referência a todos ao seu redor.

Não há mágica, há sim uma boa estratégia para que isso aconteça. Afinal, se o bom trabalho de marketing atrais clientes e os chamados leads (possível futuro cliente), o mal afasta e causa desconfiança. Claro que uma gerencia de marketing não faz uma campanha para causar prejuízos a empresa, tudo que ele quer sempre é ganhar. Mas por vezes, devido a falta de experiência ou até de talento, ele pode cometer erros graves e inesquecíveis para a rede já tão viralizada, por isso é de fundamental importância a presença de um profissional qualificado na produção de marketing de conteúdo e na definição de suas estratégias e objetivos.

É um grande erro quando o empresário de uma pequena ou micro empresa acredita que marketing sirva apenas para organizações de maior porte. O pequeno empreendedor precisa sobressair dos demais e ser reconhecido, mas só com o marketing isso pode ser viável.

Isso explica porque há tanto interesse a uma marca, enquanto ignoram uma similar. Fazer acontecer, conquistar uma boa reputação e fidelizar os clientes é tudo que uma estratégia almeja receber em troca.

O profissional de marketing precisa ter amplo conhecimento do mercado atual e suas tendências, fazer uma análise constante de seu cliente e seu poder aquisitivo, estudar a concorrência e investigar a demanda, além de ter perspectivas de futuro da empresa.

Para melhor compreender e direcionar a equipe, é função do marketing a gerência do produto, a definição de preços junto com o comercial, onde ele deve ser distribuído, a publicidade e apoio às vendas.

Parecem muitas atribuições para um só setor, mas como lançar um produto sem saber se há demanda? E qual é o momento certo para colocá-lo no mercado? A gerência de produto identifica as necessidades do mercado e repassa a administração para que seja desenvolvido um produto que a supra. Seu lançamento também é cuidado com rigor, para que cause o impacto desejado com o público alvo. Sem um planejamento adequado, especialistas no assunto e estratégia, nada disso seria possível.

E um método bastante utilizado para descobrir quem seria o potencial cliente é a definição de personas que são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico. É uma ferramenta usada para segmentar o mercado. Com a definição de personas se sabe mais precisamente o perfil do cliente que a empresa vai buscar e quem pode se tornar um possível comprador de seu produto ou serviço, é uma visão muito mais abrangente em relação a definição do público alvo, por exemplo, e é um dos pilares no planejamento de marketing de uma empresa.

O marketing ajuda a definir o valor do produtos, já que ele avalia os custos de produção, impostos, margem de lucro e valor médio da concorrência, para que não seja nem muito abaixo e nem muito acima do esperado. Assim como a distribuição adequada, com um mapa onde o público alvo está localizado, para que ele seja encontrado.

O apoio que o marketing dá as vendas é fundamental para que ela atinja seus objetivos, auxiliando com números, relatórios, material físico de divulgação e suporte nas estratégias. O pós-marketing também é responsável pela manutenção do cliente e sua fidelização. Executado, é de vital importância a mensuração dos resultados obtidos pelo: o que pode melhorar e o que funcionou nas ações.

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