Planejamento é Essencial Para a Expansão do Negócio.

expansão de um negócio pode ser uma maneira interessante de aumentar o lucro e o potencial de alcance da sua empresamas também pode trazer riscos se não for feita após um planejamento detalhado.

Alguns itens são fundamentais a serem levados em conta. Para identificá-los, o melhor a fazer é elaborar um plano de gestão de projeto para a expansão. Pode não parecer, mas muitas vezes as empresas expandem-se sem considerar isso um projeto – o que a médio e longo prazo acaba se mostrando um erro grave.

Além disso, outras dicas importantes são o monitoramento da concorrência; inovação em processos e produtos; informatizar a gestão do seu negócio; manter programas de treinamento e capacitação para sua equipe; manter a atratividade do negócio, entre outras. É fundamental, também, buscar sempre a melhoria no atendimento ao consumidor, além de fidelizar o cliente. De nada adianta expandir o negócio sem que haja um atendimento diferenciado capaz de atrair novos consumidores.

Expansão pode vir através de franquias

Outra boa alternativa de expansão do negócio são as franquias. Assim como qualquer expansão, deve ser feita sempre após um planejamento estratégico adequado. Para as franquias, a principal dica é a expansão de forma gradual, com um número reduzido de franquias no primeiro ano, além de abertura das primeiras unidades em locais próximos aos da unidade própria do franqueador.

A cautela deve-se principalmente ao fato de que, no início da abertura de franquias, estão envolvidos altos custos, além do apoio que será necessário por parte do franqueador para com o franqueado. Outra razão é porque acaba sendo mais fácil estimar e estudar um mercado que já é conhecido, em detrimento de optar por algo completamente novo. Por fim, é mais fácil estudar e supervisionar as primeiras unidades e, consequentemente, mais rápido de identificar e solucionar problemas.

Dicas para a expansão da sua empresa

– Planeje sua expansão

Pode parecer algo óbvio, mas expansões mal planejadas acontecem com frequência, comprometendo o fluxo de caixa e, em casos extremos, podem levar até à extinção da empresa.

– Questione-se com frequência

Levante dúvidas como: Qual é a verdadeira procura para seus produtos ou serviços? Qual é a procura projetada a médio prazo? Quantos funcionários serão necessários? Qual é a melhor maneira de fazer a expansão sem comprometer o fluxo de caixa?

– Evite uma expansão excessiva

Se por um lado a expansão planejada pode colocar a empresa em um patamar mais elevado, uma expansão mal feita é um dos maiores perigos na fase de crescimento. Tenha muito cuidado ao expandir e, mesmo que isso possa significar a perda de algum faturamento, expanda com calma e cautela.

– Procure aconselhamento financeiro especializado

planejamento financeiro pode ser determinante para uma boa ou uma má expansão. Por isso, busque ajuda especializada para minimizar seus riscos e atingir seu máximo potencial.

– Informe seus clientes

Seus clientes não devem ser afetados pela expansão. Se forem, você precisa informá-los de que maneira eles serão impactados e buscar, de todas as formas, minimizar esses impactos. Para isso, estabelecer diálogo é essencial.

Fonte:http://destinonegocio.com/br/financas/planejamento-e-essencial-para-a-expansao-do-negocio/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: