Você Sabe o Que é Mentoria?

Mentoria é um processo de qualificação e conhecimento de uma empresa ou empresário que recebe o suporte de uma pessoa extremamente capacitada e com vasto conhecimento no assunto e na área de atuação do pupilo.

A mentoria é um caminho cada vez mais utilizado no mercado de trabalho por profissionais que buscam conhecimento, novas estratégias e crescimento profissional dentro de um negócio ou empresa.

Seu foco é ajudar a alcançar objetivos, aprimorando suas capacidades, focando na conscientização de suas deficiências para aperfeiçoar-se profissionalmente em diversas áreas para se tornar mais completo diante do que o mercado exige.

Para que isso aconteça, cabe ao mentor ajudar seu mentorado a encontrar o caminho mais promissor, que lhe oferecerá maior crescimento pessoal e profissional.

Geralmente, a relação mentor e mentorado é mais informal, com conversas pontuais e estratégicas que definem um plano maior de carreira. É importante ressaltar que o mentor não pode tomar decisões pelo pupilo. Como profissional mais experiente, cabe a ele dar conselhos e ajudar o mentorado a chegar às suas próprias conclusões a partir das informações e troca de ideias entre os dois para alcançar um patamar mais elevado em sua vida e consequentemente na carreira.

Como a mentoria pode ajudar meu negócio

Antes mesmo de ajudar seu negócio, a mentoria tem como objetivo ajudar no desenvolvimento do ser humano. Afinal, se não houver plena consciência do mentorado de onde ele está e onde quer chegar, a mentoria acaba se tornando um processo mais complicado.

Quando já existe essa definição, cabe ao mentor oferecer suas experiências de vida e de mercado para que o mentorado possa tirar suas próprias conclusões e aplicar todo o aprendizado em seu negócio.

Naturalmente, o crescimento profissional do empresário está diretamente relacionado ao crescimento de seu negócio. Afinal, é no negócio do mentorado que ele poderá colocar em prática todos os conceitos e ensinamentos aprendidos na mentoria.

O acúmulo de conhecimento e a conquista de responsabilidade, passo importante no processo de mentoria são elementos valiosos para o crescimento de qualquer pessoa ou profissional, e os benefícios são sentidos nas organizações e nos círculos pessoais em que eles fazem parte.

Mentoria: o segredo é ouvir

O segredo para quem inicia um processo de mentoria é muito simples: ouvir. Aproveite ao máximo as informações e experiências que o mentor irá passar, será a partir delas que você poderá adquirir conhecimento. Aprender com os acertos e principalmente os erros de quem está há muito tempo no mercado é o caminho para um processo bem-sucedido.

Ao mentorado, cabe, junto com o mentor, traçar objetivos para seu trabalho ou empresa e alcançar em meio ao caminho da mentoria. Alcançando passos importantes profissionalmente, como a liderança profissional e o crescimento de carreira.

Quem são os mentores

Geralmente, os mentores são empresários e executivos de alto nível. Profissionais com experiência de mercado dispostos a compartilhar suas vivência e conhecimento com profissionais mais jovens e promissores.

Além disso, cabe ao mentor ajudar o mentorado a organizar e planejar, passo a passo seu crescimento. Mostrar quais são os problemas e os benefícios dos passos escolhidos pelo pupilo mostrando a importância de seguir o processo integralmente.

Itens como Plano de Carreira, Desenvolvimento dentro da empresa, relacionamentos dentro e fora da organização em que esta inserido e dicas para a evolução da empresa em mercados altamente competitivos estão contemplados num bom processo de mentoria.

Um processo que não acaba

A mentoria é um processo contínuo. Assim como o conhecimento, é um processo de aprimoramento e crescimento que nunca acaba. Esse processo não envolve conhecimento técnico, mas sim elementos importantes que podem ser utilizados em diversas situações.

Assimilar a mentoria e evoluir, fazendo com que o crescimento pessoal reflita diretamente no crescimento da empresa é o grane objetivo de todo esse processo.

Cabe ao mentorado ter calma e tranquilidade para atingir todos os passos determinados por ele mesmo no começo do processo.

fonte:http://www.metropole.com.br/o-que-e-mentoria-e-como-ela-pode-ajudar-voce/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: