Liderança Empreendedora: Uma Realidade Necessária.

Atualmente pequenas e grandes corporações estão em busca de gestores com alta capacidade de liderar e empreender.

O mundo globalizado e informatizado nos cobra a cada dia superar obstáculos e adquirir forças, que nos permite permanecer no mercado competitivo.

Líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas a ação, sem necessidade de usar a força, ou fazer com que seus subordinados tenham medo de trabalhar com ele. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar, defender o líder e os ideais que este traz consigo, aceitando suas ideias, e colocando em pratica, o que é proposto.

Empreendedor, é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas ideias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seus objetivos.

A partir dos importantes conceitos acima, uma liderança empreendedora é aquela, em que o líder é capaz de fazer com que um projeto cresça e prospere.

Um líder empreendedor assume riscos, entretanto de maneira disciplinada, são colaboradores apaixonados pelo que fazem, são corajosos, humildes, visionários, motivados, e motivadores, ambiciosos, leais, pessoas que gostam de aprender e que são influentes, pessoas com ideias próprias, e que, acima de tudo, são íntegras. Estas são as características de um líder empreendedor.

O líder é a cabeça de uma equipe, de uma organização, ele é o espelho de todos os colaboradores, sua imagem reflete no corpo da organização, daí a importância da confiança e credibilidade que um líder precisa ter, e passar a sua equipe. Acredita-se que se a liderança de uma instituição vai bem, toda a organização terá sucesso em suas ações.

Geralmente os problemas de uma organização acontecem por falha na liderança, dessa forma o sucesso de uma organização depende do seu líder, da sua administração, uma vez que os colaboradores seguem ordens e padrões estabelecidos por esta liderança. O sucesso vem de cima para baixo, uma vez que o líder assume o comando, todas as suas decisões afetará no restante dos colaboradores, e por consequência ocorrerá o sucesso ou o insucesso da corporação. Para se ter uma liderança empreendedora, o líder deve perceber que tem um enorme poder e responsabilidade em suas mãos, porém este poder deve ser utilizado de forma rara. Verdadeiros líderes empreendedores tem o poder, como uma ferramenta em suas mãos, porém sua utilização é muito bem operacionalizada.

Entretanto, sua liderança não pode ser exercida baseada neste poder, uma vez que o líder utilizar o seu poder posicional, ele se transformará simplesmente em um chefe.

Chefe é aquele que tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder, e pensar apenas nos resultados e lucros.

Claro que os líderes também estão em busca de um melhor resultado sempre, porém a qualidade de vida, de seus colaboradores, se torna mais importante, para eles, pois cada um rende mais, quando são mais valorizados.

Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas, e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas.

Para se obter uma liderança empreendedora, o líder precisa entender que na verdade o único poder que ele pode utilizar para cultivar uma equipe de qualidade e fazer com que seus projetos avancem, é o poder da persuasão.

Persuasão é uma estratégia de comunicação, que consiste em utilizar recursos lógicos, racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outros indivíduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças.

Liderar por meio do medo e do poder posicional só funcionará em determinado momento, porém quando o líder estiver focado em outro projeto, seus liderados deixarão de realizar os objetivos da forma que foram estabelecidos. Liderar através do poder posicional é construir uma relação passageira.

Por outro lado liderar por meio da persuasão é construir uma liderança duradoura, onde os objetivos serão alcançados, estando o líder por perto ou não, por mais que esta demande mais tempo e mais resignação no momento.

Um líder empreendedor não pode ser impulsivo, agir de forma rápida e exagerada, é preciso que este pense e aja de forma mais estratégica, com uma visão crítica de todas as decisões a serem tomadas, e posteriormente serem seguidas por seus liderados, é preciso todo um planejamento dos seus negócios e objetivos, para então apresentar estes a clientes, investidores, gerentes e colaboradores, tendo assim maiores êxitos e maiores rendimentos para a corporação.

Para concluir duas características que também são fundamentais para uma liderança empreendedora, é liderar com servidão e com paixão. Servir aos seus liderados, realizar pequenas atividades em benefício dos liderados, e mostrar a eles, que todos estão em busca do mesmo objetivo.

A paixão coloca as atividades em movimento, ela cria um efeito multiplicador nas forças, liderar com paixão, é trabalhar acreditando e importando-se com o que faz, gerando assim resultados e lucros com maior naturalidade.

Fonte:http://www.hmdoctors.com/2014/lideranca-empreendedora-uma-realidade-necessaria/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: