6 Passos Para Montar Um Planejamento Estratégico Empresarial de Qualidade

Anualmente, milhares de novos negócios surgem no Brasil, mas poucos deles conseguem sobreviver às oscilações próprias do empreendedorismo. De fato, gerir uma empresa é uma atividade de risco, e exige mais que apenas um sonho de sucesso.

Para que uma empresa dê certo e se mantenha firme no mercado — a despeito das crises ou da instabilidade do cenário econômico — vários fatores concorrem entre si. Mas a seriedade, o profissionalismo e a organização são essenciais para o êxito de qualquer atividade empresarial.

Por isso, para ter o êxito esperado, não basta contar com a sorte. É preciso possuir planos concretos, e pensar na melhor forma de executá-los. É preciso saber lidar com as adversidades, reconhecer as deficiências próprias da organização e também os seus pontos fortes.

Em outras palavras, é preciso montar planejamento estratégico. Mas como fazê-lo? Bem, é sobre isso que falaremos neste post. Então, continue lendo e confira estes 6 passos de um planejamento estratégico de sucesso para implementar no seu negócio!

1. Estabeleça metas tangíveis

O primeiro passo para um planejamento eficaz é o estabelecimento das metas que o empreendedor deseja alcançar com o negócio. E não são quaisquer metas: para que cumpram a sua função no planejamento estratégico, é preciso que sejam tangíveis, factíveis.

Isso porque elas têm importante papel no desfecho empresarial. Se, por um lado, elas funcionam como uma espécie de bússola para o empreendedor, por outro auxiliam na motivação da equipe de colaboradores. Além de serem o pilar central de todo o planejamento estratégico da empresa.

A partir das metas é que serão desenvolvidas e ganharão corpo as outras etapas do planejamento, como a definição das estratégias para alcançá-las, a apuração dos resultados obtidos, a correção de desvios etc.

2. Faça uma análise interna

Agora que você já sabe onde quer chegar, está na hora de avaliar o aparato que possui. Verifique quais são as forças e fraquezas do seu negócio e, a partir dessa análise, priorize os pontos fortes e busque corrigir os desvios.

Se, por exemplo, a sua empresa possui uma equipe desmotivada, é hora de pensar em mecanismos para promover mais entusiasmo no pessoal.

E veja que ainda não estamos falando de estratégias, propriamente ditas, mas de tornar o seu ambiente interno o mais capacitado possível para o sucesso. Afinal, nenhuma empresa pode prosperar sem colaboradores engajados.

Por outro lado, se o forte da sua equipe é o atendimento de qualidade, é hora de focar e promover cada vez mais essa característica. Já se a empresa ainda não dispõe de tecnologia adequada, pode-se pensar em realizar esse investimento — e assim por diante.

Nessa fase, o segredo é se preparar bem para as batalhas da vida empresarial.

3. Use a inteligência de mercado

Inteligência de mercado é o nome que se dá para a técnica de avaliar as potencialidades, demandas, riscos e desafios do cenário econômico em que o seu negócio está inserido.

Por meio dela, é possível ao gestor traçar metas mais razoáveis e tangíveis, rever e readequar as metas já definidas, bem como se preparar melhor para lidar com os altos e baixos da economia. Além disso, se trata de uma etapa indispensável para montar planejamento estratégico de qualidade

4. Defina as estratégias

Agora que você já sabe quais são os objetivos que pretende alcançar com o seu negócio, suas potencialidades e falhas e como anda o cenário econômico, já pode definir as estratégias necessárias para tornar reais os seus objetivos por meio das metas traçadas.

Agora, se buscarmos no dicionário o significado da palavra estratégia, veremos que ela consiste na habilidade de desenvolver técnicas, táticas ou manobras para atingir um alvo.

No caso específico do planejamento empresarial, a estratégia utilizada deve ser a mais apta a conduzir a empresa ao atingimento das metas no menor prazo possível. E gastando o mínimo de recursos, já que a atividade empresarial sempre visa expandir seus lucros.

De fato, essa é a etapa central do planejamento estratégico. Afinal, é nesse estágio que o gestor vai definir os caminhos a serem percorridos para implementar as metas fixadas.

E, para isso, é necessário observar as informações obtidas com a inteligência de mercado, pois elas servirão de base para a tomada de decisões e para a definição dos rumos que empreendimento deve tomar.

5. Monitore os resultados

Essa é outra etapa superimportante para montar planejamento estratégico: a mensuração dos resultados.

De nada adiantar definir metas, fazer pesquisas de mercado, analisar as potencialidades e definir estratégias, se todas essas etapas não forem monitoradas para se ver se estão conduzindo a organização ao atingimento dos fins almejados.

Aliás, o planejamento só será estratégico se conseguir conduzir a empresa ao atingimento das suas metas, e se proporcionar meios de realinhar as técnicas para atingir os objetivos.

Por isso, é preciso fazer uma análise periódica das estratégias eleitas e do seu potencial para o sucesso do negócio. Assim, tal fase será uma espécie de termômetro que orientará o gestor sobre a eficácia das medidas adotadas.

6. Corrija eventuais falhas

Por fim, um planejamento estratégico de qualidade também não pode prescindir do estabelecimento de mecanismos para corrigir eventuais erros de gestão ou ineficácia das estratégias, redirecionando os trabalhos para o caminho do sucesso.

E essa etapa dependerá, fundamentalmente, da realização do monitoramento dos resultados. Afinal, somente a partir da identificação das falhas é que é possível decidir qual a melhor maneira de corrigi-las.

Enfim, quando pensamos em sucesso empresarial, não podemos deixar de refletir sobre alguns fatores que diferenciam as empresas que dão certo das que não dão. Dentre eles, está a forma de execução e planejamento das técnicas de gestão empresarial.

Como vimos, gerenciar a empresa é uma atividade complexa, que exige constante seriedade e determinação. E, em um cenário econômico marcado pela intensa competitividade entre as organizações, amadores não se sustentarão.

Somente quem dirige o seu negócio com paixão e compromisso é digno de merecer e alcançar o tão sonhado sucesso. E que bom que é assim, não é?

Fonte:https://blog.alterdata.com.br/6-passos-para-montar-um-planejamento-estrategico-empresarial-de-qualidade/?utm_source=adwords-BLOG&gclid=EAIaIQobChMIlM_mjeHH1QIVSTyBCh3K4wgPEAAYAiAAEgIum_D_BwE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: