Técnicas de Vendas Eficientes Para Vender MAIS

Vender é algo muito prazeroso e há quem diga que seja fácil! Porém para grande maioria dos vendedores (e para mim) vender não é tarefa simples e existem várias etapas até ouvirmos o grande “SIM”do cliente. No artigo de hoje vamos falar de 5 técnicas de vendas e ainda entender como você pode ser aplicadas! Vamos lá:

TODA VENDA É UMA NEGOCIAÇÃO!

O grande problema de todos os vendedores atualmente é a falta de imaginação criativa e, principalmente, não ter foco da venda direcionado para a solução do problema do cliente. Entenda desde o início qual é a real necessidade e anseio do seu cliente e busque o melhor produto ou serviço para atende-lo.

Além disso, 3 características são fundamentais no processo de negociação: OTIMISMO CRIATIVIDADE e COMPETÊNCIA. Se você for um vendedor (a) otimista, seu cliente vai ter prazer em conversar com você. Se tiver criatividade para sair das objeções e competência para levar as melhores soluções aos problemas que ele possui, com absoluta certeza ele vai fechar negócio.

TÉCNICA DE FECHAMENTO DE VENDAS

Para você aumentar seu poder de vendas é necessário saber conduzir a negociação até o momento do “fechamento”, que é justamente onde o cliente entende que seu produto é (ou não) importante para ele. Preparamos 5 técnicas de vendas para auxiliar no processo de vendas:

1 EXPLIQUE SOBRE SEU PRODUTO: Uma das melhores técnicas de vendas é explicar de forma correta seu produto. Quando você estiver efetuado sua apresentação NUNCA utilize o termo “GASTAR”, pois seu cliente associa a PERDA DE DINHEIRO. Utilize o termo USAR e explique com muito entusiasmo!

2 APRESENTE TODOS OS BENEFÍCIOS: Quando estiver negociando,uma das melhores técnicas de vendas é apresentar os BENEFÍCIOS do seu produto. Porém, quando você esta apresentando os benefícios ao seu cliente ele pensa “e daí” e é seu dever reverter essa situação!

Para das valor a negociação, logo que apresentar um BENEFÍCIO do seu produto utilize termos como “isso significa que”, “isso serve para” ou “isso quer dizer que” para fazer uma ligação lógica entre traz o benefício à realidade do cliente .

Exemplificando, se você vender ar condicionado e diz ao cliente que o equipamento que estão negociando possui uma maquina mais potente e robusta que a do concorrente e é ecologicamente correta e isso quer dizer que você gastara menos energia elétrica para manter a temperatura “geladinha” e ainda não vai agredir o meio ambiente!

3 UTILIZE PERGUNTAS ONDE A RESPOSTA SEJA A VENDA: Logo após a etapa de apresentação dos benefícios, conforme acima, uma das técnicas de vendas mais eficiente são as de perguntas que sempre resultam no “fechamento”da venda como, por exemplo:

  • O Sr. Prefere pagar no cartão de crédito ou com cheque?
  • A Sra. Prefere que façamos a entrega durante a semana ou no fim de semana?
  • O Sr. Vai parcelar em 5 vezes ou vai pagar á vista com 5%de desconto?

Busque resposta do cliente e NUNCA  pergunte se ele quer comprar, pois isso reativa a hipótese do “NÃO”e você corre o risco de perder a venda!

4 TRABALHE A OBJEÇÃO: Quando o cliente faz uma objeção à compra do produto ele demonstra o porquê não quer comprar, mostrando os motivos em que você precisa trabalhar. A melhor técnica de venda é ouvir atentamente e simplesmente fazer a pergunta novamente ao cliente, para analisar qual vai ser a sua reação e entender seu comportamento.

Após isso, volte para a etapa dos benefícios e foque no item em que acredita que será mais conveniente para ele. Mostre o porquê ele deve comprar o produto ou serviço.

5 REFORCE OS BENEFÍCIOS E VENDA: Essa técnica de venda após repetir o processo de fechamento,com perguntas abertas e conduzindo discretamente o cliente a compra. Lembre-se que o cliente precisa enxergar o valor no seu produto e, principalmente, em VOCÊ!

BOAS VENDAS E SUCESSO

 

 

 

 

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